segunda-feira, 28 de novembro de 2011

· O que queremos saber ?


·         O que queremos saber ?

A principio esse tipo de pergunta nos parece muito vago para uma resposta concreta sem um contexto inicial, e quando nos indagamos com esta questão, logo outros tipos de perguntas surgem em nossa mente sobre o que estamos lidando, por exemplo: “Porque eu quero saber sobre esse assunto?”; “O que me fará entender melhor sobre essa questão?”; “Aonde devo começar a buscar esse saber?”, dentre outras indagações. Mas afinal, o que queremos saber?
Acredito que todo o questionamento é vinculado a um saber primórdio. Para se buscar outro conhecimento é necessário que haja um diálogo com o que já se sabe o que se faz necessário saber.
Conforme nos formamos como pessoas, ao longo de nossas vidas a prática e busca de conhecimentos se tornam incessíveis, pois a cada dia que passa nos deparamos com novas situações, novas perspectivas e novos assuntos que se criam da interação dos diversos saberes presentes no mundo.
O ser humano tem por natureza curiosidade em buscar conhecimentos por conta de sua capacidade de pensar e raciocinar. Vinculado a isso nos deparamos com essa sensação de que obter mais e mais saberes é extremamente necessário. Mas de onde se faz necessária a busca do saber?
Essa questão está muito presente nas discussões com embasamento pedagógico. Além da das metodologias baseadas nos paradigmas dos grandes pensadores do âmbito da educação, e como elas nos proporcionam uma base para se pensar em novos métodos e em como se deve educar, devemos entender que educar não é somente passar o conhecimento a diante, é necessário que haja no receptor do conhecimento a vontade de aprender, pois o aluno tem um capacidade própria e construir conhecimentos e questioná-los, dando a ele a oportunidade de entender e buscar saberes.


E mais do que isso, o próprio mediador do conhecimento deve também ter em si a busca de novos saberes, pois no mundo se criam diversas perspectivas englobando diferentes assuntos.
O problema é que o caráter da educação atual se baseia em uma perspectiva já instituída há muito tempo, onde alguns conhecimentos são simplesmente vinculados a serem ensinados.
É importante entender que esses conhecimentos são importantes, mas a forma na qual eles devem ser passados e dialogados nas escolas é a chave dessa discussão.


O objetivo principal é criar questionamentos com base na busca do saber e como esta direciona, mais, além disso, como a busca do saber influencia na formação educacional das pessoas.

E você? O que você quer saber? Como é a melhor forma de descobrir? Responda nos comentários, queremos saber!

Nenhum comentário:

Postar um comentário