segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Jogo da Memória


Jogo da memória
O jogo da memória é um recurso comum como atividade lúdica dentro da sala de aula, que foi criado na China no século 15. Era formado por baralho de cartas ilustradas e duplicadas.  Como o próprio nome indica, ele requer boas estratégias de memorização dos jogadores. O jogo da memória pode ser aplicado em sala em qualquer série, o que varia são conteúdos nele aplicado, quanto mais velhos os alunos, maior será a complexidade da temática abordada. Trabalhar com temas relevantes a matéria aplicada em sala da aula, como por exemplo: fundo do mar.
Por que aplicá-lo em sala de aula?
Para estabelecer relações entre imagens e a posição, assim, desenvolvam estratégias de memorização.
Há que se ter um pouco de cuidado com esse tipo de atividade, pois o abuso da utilização de mecanismos de memorização pode levar o aluno a confundir o aprender com o memorizar, que são conceitos diferentes. Quando estivermos ensinando nossos alunos, precisamos ficar atentos para que eles estejam realmente construindo conhecimento, e não apenas memorizando e reproduzindo, sem entender o o processo da coisa.


Como enriquecer o brincar
 Discuta com a turma as estratégias para localizar as figuras no espaço, como a fixação de um ponto de referência e a observação do entorno de uma figura.
Converse com os pequenos ao término de cada partida para socializar as táticas usadas por jogador.

                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário