segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ensinando frações

Um conteúdo do ensino fundamental que trás muitas complicações para ser trabalho é as Frações. Vamos aqui trazer algumas sugestões de como trabalhar este tema.

a) Faça um rodízio de pizza na Escola.

Pode parecer uma ideia louca, mas com certeza será bastante divertido! Caso a escola tenha infra-estrutura para tal, leve algumas pizzas para assar lá, e corte-as com os alunos (Cuidado, não deixe que crianças pequenas utilizem objetos cortantes!). Corte a primeira pizza em oito pedaços, e pergunte aos alunos quantos pedaços tem aquela pizza. Pergunte então, quantos pedaços seria a pizza inteira? Escreva essa fração no quadro. Corte a segunda pizza em quatro pedaços, e pergunte quantos pedaços seria aquela pizza inteira. Escreva também no quadro. Agora dá para fazer várias brincadeiras. Pergunte quantos pedaços de pizza seria equivalente a metade da pizza em cada uma das pizzas. Escreva estas frações no quadro também. Note se eles percebem a equivalência entre as frações. Depois indique uma fração específica (Por exemplo, 3/8) e pergunte quantos pedaços de pizza, e de qual pizza, essa fração equivale. Faça processos similares com outras pizzas, cortando em números diferentes de pedaços. Vá notando se eles conseguem responder com facilidade, e quais frações eles tem mais dificuldade em enxergar. Depois, se a turma não tiver dificuldades com a atividade, o professor pode começar a perguntar em quais frações há mais pizza para comer, para começar a trabalhar a ideia de fração maior e menor.

Ao fim, distribua os pedaços para os alunos comerem!

No caso da escola não ter a infra-estrutura para realizar esse tipo de atividade, pode-se usar uma cartolina cortada de forma redonda, com um desenho de pizza em cima. Faça a atividade da mesma forma que faria com pizzas reais.Os alunos não vão poder comer, mas a brincadeira poderá ser divertida da mesma forma, utilizando a imaginação e o faz-de-conta, com a vantagem que dará muito menos trabalho para limpar depois!


b) Divida a turma em grupos, com números de participantes diferentes. Por exemplo ,faça um grupo com 3 alunos, outro com 5 alunos, outro com 6 alunos, etc. Peça para que os alunos digam que fração representa cada um dos grupos. Depois, retire um número aleatório de alunos de cada grupo, e pergunte: qual é a fração que o grupo retirado representa em relação ao grupo original? E o grupo original, que fração representa? Depois o professor pode ir alterando o número de alunos dos grupos e ir perguntando. Caso os alunos não sintam dificuldade nessa atividade, o professor pode depois montar vários grupos com o mesmo número de alunos, e começar a fazer operações de soma e subtração de frações com eles, pedindo para que os alunos se juntem ou saiam dos grupos de acordo com as operações solicitadas pelo professor.

Você conhece outras formas legais de ensinar frações? Compartilhe com a gente nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário