quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Experimentando a aula


Tentamos, através do Facebook, fazer os questionamentos sobre a questão "Por que temos vontade de fazer xixi quando fazemos cocô?" com uma aluna do ensino médio, para ver se conseguíamos fazê-la chegar a resposta.

Postamos abaixo como foi essa experiência.


















segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cocô x Xixi: um projeto de Ciências

Parece estranho essa pergunta, mas já se perguntou por que toda vez que fazemos cocô, queremos fazer xixi? Essa pergunta estava na Revista Mundo Estranho de Novembro/2011. Então pensei: se eu me pergunto isso, meus alunos também. E aí está o projeto perfeito de Ciências sobre o corpo humano.

Mas afinal, como fazê-lo? 

Pra começar, faça algumas perguntas que o ajudem a se responder, mas você mesmo não vai dizer as respostas diretamente. Induza-o a responder com essas perguntas:
  • O que controla o nosso corpo quando temos vontade de fazer Alguma coisa, como coçar os olhos? (nervos)
  • Como fazemos força pro cocô sair?
  • Por onde o cocô passa no corpo? E o que segura ele antes de sair?
  • O movimento dessa parte do corpo é voluntária ou involuntária?
  • Esses nervos passam pela bexiga também. Quando eles são ativados, eles mexem com as duas partes ou uma de cada vez? E o que tem na bexiga?
  • Já sabemos que fazemos força com a barriga pro cocô sair. Ela pressiona mais alguma outra coisa?
Depois disso, provavelmente ele já entendeu como tudo funciona. Agora ele vai ver na prática. Que tal montar uma réplica do corpo humano pra ele ver o processo e se divertir um pouco? É simples!

Tire uma foto de corpo inteiro do seu aluno, com as pernas entreabertas e as mãos espalmadas ao longo do corpo. Imprima em papel normal mesmo, e nem precisa ser colorido. Depois de você conseguir ter chamado a atenção dele pra como o corpo funciona (e de preferência, aproveitar pra dar uma aula de sistema excretor), peça pra ele mesmo montar o sistema excretor com coisas que ele tem em casa (bexiga, massinha, macarrão, palito de dente, etc). O efeito é incrível depois de pronto!


Poste aqui suas ideias ou comente como foi essa experiência com seu aluno!